quinta-feira, 28 de maio de 2009

Qual é a origem dos personagens que formam A Liga Extraordinária?

Os personagens desse filme de aventura, são famosas criações da literatura universal. Antes de virarem atração cinematográfica, eles foram reunidos primeiro numa história em quadrinhos (HQ): As Aventuras da Liga Extraordinária, trazida ao Brasil pela Pandora Books em 2001. Escrita pelo inglês Alan Moore e ilustrada por seu conterrâneo Kevin O’Neill, a HQ conta as aventuras de um grupo singular de agentes secretos que zela pela paz na Inglaterra do final do século 19.

O time de heróis fantásticos reúne personagens clássicos da literatura, como Mina Harker (do romance Drácula, de Bram Stoker), Capitão Nemo (de Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne) e Henry Jeckyll e Edward Hyde (as duas personalidades do mesmo homem, que aparecem no romance O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson). Nos quadrinhos, até o vilão que esses agentes enfrentam é inspirado na literatura: James Moriarty, arquiinimigo do detetive Sherlock Holmes - ambos criações do escritor Arthur Conan Doyle. Quando a HQ foi adaptada para o cinema, entretanto, o roteiro dos quadrinhos foi ignorado e uma nova trama foi criada. No filme, quem ameaça o planeta é um bandido chamado The Fantom ("O Fantasma"). Outros dois personagens que não fazem parte da HQ foram inseridos na fita para reforçar o time dos agentes: Tom Sawyer e Dorian Gray. A diferença em relação a The Fantom é que ambos também fizeram história na literatura, sendo criados, respectivamente, por Mark Twain e Oscar Wilde.

Allan Quartemain


Interpretado por Sean Connery, esse explorador inglês e herói colonialista é protagonista dos romances As Minas do Rei Salomão e Allan Quartemain, do escritor britânico Henry Rider Haggard (1856-1925). Os livros narram as expedições e aventuras de Quartemain no continente africano.

Mina Harker


Na TV, é possível conferir Peta Wilson como a agente secreta Nikita, no seriado de mesmo nome. Em A Liga Extraordinária ela é Mina Harker, personagem do romance Drácula, do escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912). No livro, Mina é perseguida pelo famoso vampiro, que acredita ser ela a reencarnação de sua antiga amada.

Dr. Henry Jekyll e Mr. Edward Hyde


No livro O Médico e o Monstro, do escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894), Dr. Jekyll se transforma no horripilante Mr. Hyde, após uma experiência malsucedida. Quando volta a si, ele tenta descobrir um antídoto para se livrar da maldição dessa dupla personalidade. No filme, o papel do médico ficou com o ator Jason Flemyng.

Tom Sawyer


O personagem do clássico infanto-juvenil As Aventuras de Tom Sawyer , do escritor americano Mark Twain (1835-1910), é um jovem que, ao lado do amigo Huck Finn, envolve-se em várias confusões. Tudo se passa no sul dos Estados Unidos e Twain aproveita a obra para criticar a escravidão. No cinema, o papel é de Shane West.

Dorian Gray


O protagonista de O Retrato de Dorian Gray, único romance do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), é extremamente belo e sedutor. Enquanto todos a sua volta sentem o passar dos anos, ele permanece jovem. É que em seu armário um retrato envelhece por ele. O ator Stuart Towsend é o agente imortal na versão cinematográfica.

Homem Invisível

O ator Tony Curran é Hawley Griffin. Esse cientista, criado no romance O Homem Invisível, do escritor inglês H.G. Wells (1866-1946), pensa ter descoberto a fórmula para tornar as pessoas invisíveis. Obcecado, ele testa a experiência em si próprio, com resultados funestos. No filme, por causa de direitos autorais, o personagem se chama Rodney Skinner.

Capitão Nemo


O ator indiano Naseeruddin Shah assume o papel do lendário comandante do submarino Nautilus, criado pelo escritor francês Júlio Verne (1828-1905) no livro Vinte Mil Léguas Submarinas, um clássico da ficção científica. Na obra de Verne, o Capitão Nemo viaja pelas profundezas do oceano e não hesita em afundar navios de guerra

1 comentário:

  1. Ameiiiiii o filme e principalmente
    pq tem o Richard Roxurgh!

    ResponderEliminar