quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sequência de "O Apanhador no Campo de Centeio" é vetada nos EUA

Uma juíza federal de Nova York proibiu nesta quarta-feira (1º), indefinidamente, a publicação nos Estados Unidos de um romance cujo autor divulga como sendo a sequência de "O Apanhador no Campo de Centeio", uma obra escrita pelo famoso escritor Jerome D.Salinger.
A juíza Deborah Batts impediu a publicação, distribuição e divulgação nos Estados Unidos de "60 Years Later: Coming Through the Rye", escrito pelo sueco Fredrik Colting sob o pseudônimo de J. D. California, informou nesta segunda o jornal "The New York Times", em sua edição digital.
Batts já tinha ordenado o bloqueio temporário da publicação da obra no dia 17 de junho, depois que Salinger apresentou, 15 dias antes, um processo contra o autor, a editora e a distribuidora do romance, por considerar que o livro infringe os direitos autorais sobre a obra e também sobre seu protagonista.
Por enquanto, a ordem judicial dá razão a Salinger e afirma que há semelhanças suficientes entre os personagens principais das duas obras para impedir a publicação do livro de Colting, que afirmou que sua sequência era "uma paródia crítica que tinha o efeito de transformar a obra original".
Em seu livro, Colting apresenta um personagem denominado Mr.C --relacionado facilmente com Holden Caulfield, protagonista de "O Apanhador no Campo de Centeio"--percorrendo as ruas de Nova York, depois de escapar de um asilo, em uma trama ambientada 60 anos depois da época retratada na obra original.
Salinger, que não publica nenhum trabalho há quatro décadas e nunca escreveu uma sequência da obra, coloca o personagem de sua obra como um adolescente rebelde e narrava suas experiências pela cidade.
"60 Years Later: Coming Through the Rye" já foi publicado no Reino Unido, pela editoria sueca "Nicotext".

Sem comentários:

Enviar um comentário