quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

[Curiosidades Literárias] "Uma andorinha só não faz verão"

Geralmente, as expressões idiomáticas têm origem popular. Não é este o caso. A primeira menção conhecida ao ditado está no livro Ética a Nicômano, de Aristóteles (384-322 a.C.). Na obra, o filósofo grego escreve que "uma andorinha só não faz primavera", no sentido de que um indivíduo não deve ser julgado por um ato isolado.

A escolha da andorinha não é casual. Na busca por calor, essas aves sempre voam juntas, em grupos de até 200 mil animais. As maiores aglomerações de andorinhas são vistas nas Américas. Em outubro, quando começa a esfriar no norte, elas percorrem 8 mil quilômetros até a América do Sul, de onde voltam em abril.

2 comentários:

  1. Paulo, muito bom o seu blog.Vi o endereço lá na comunidade de Concursos literários. Agora, passarei sempre por aqui. Sou professora de Literatura e às vezes realizamos eventos de literatura na Universidde em que trabalho. Posso pedir a vc para divulgá-los? Ivana.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Ivana. Divulgarei com o maior prazer. Esse blog e pra divulgar tudo que envolve literatura. Só aviso que, infelizmente, esse blog não é exatamente um sucesso de público.

    ResponderEliminar