domingo, 28 de março de 2010

[Referência Literária do dia] Renato Russo


Essa referência é bem difícil. Nesta semana o cantor Renato Russo faria 50 anos (ontem, mais precisamente). Pouca gente sabe, mas o vocalista da banda Legião Urbana se chamava Renato Manfredini. Mas então, de onde veio o “Russo” do seu nome artístico? Adivinhe só: segundo o artista, foi uma homenagem a Bertrand Russell.



E quem era Bertrand Russel? É o que leitor deve estar se perguntando agora. Pois bem, ele foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX. Político liberal, activista e um popularizador da filosofia. Inúmeras pessoas respeitaram Russell como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade. A sua postura em vários temas foi controversa.

Russell nasceu em 1872, no auge do poderio económico e político do Reino Unido, tendo morrido em 1970, vítima de uma gripe, quando o império se tinha desmoronado e o seu poder drenado em duas guerras vitoriosas mas debilitantes. Até à sua morte, a sua voz deteve sempre autoridade moral, uma vez que ele foi um crítico influente das armas nucleares e da guerra estadunidense no Vietnã. Era inquieto.

Recebeu o Nobel de Literatura de 1950, "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento".

1 comentário:

  1. russo ou russel, pra qualquer dos dois que fosse a homenagem, seria ela justa.

    ResponderEliminar