quarta-feira, 14 de abril de 2010

[Curiosidades Literárias] Qual foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras?


A primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras - ABL foi a escritora cearense Rachel de Queiroz. Sua eleição, ocorrida em 04 de novembro de 1977, foi muito comemorada pelas feministas brasileiras(o movimento, à época, estava em seu auge). Pouco tempo depois, no entanto, a escritora deu a seguinte declaração em uma entrevista: "Eu não entrei para a Academia por ser mulher. Entrei, porque, independentemente disso, tenho uma obra. Tenho amigos queridos aqui dentro. Quase todos os meus amigos são homens, eu não confio muito nas mulheres!". Um verdadeiro soco no estômago do movimento feminista.

1 comentário:

  1. "Quase todos os meus amigos são homens, eu não confio muito nas mulheres!" tb.

    ResponderEliminar