quarta-feira, 11 de Agosto de 2010

O mundo de Ernest Hemingway


Momentos marcantes do século 20 foram cenário para vida e obra do escritor


1. Infância

Anos: 1899-1917

Fase do escritor: Nasce em Oak Park, Illinois. Aos 18 anos, começa a trabalhar no jornal The Kansas City Star. Logo depois, participa como voluntário na Primeira Guerra. Suas primeiras criações literárias aparecem após Hemingway se juntar a outros escritores autoexilados em Paris na década de 20. O grupo, que inclui Scott Fitzgerald e Ezra Pound, fica conhecido como a "geração perdida".

2. O Sol Também se Levanta

Ano de publicação: 1926

Personagem do livro: Jake Barnes, um jornalista americano que vive em Paris e busca um ideal de vitalidade nas touradas da Espanha. É o primeiro personagem autobiográfico do escritor.

Momento histórico: Os eufóricos anos 20, época em que o mundo fervilhava ao som de jazz, com jovens exilados desfrutando uma súbita riqueza e em busca de valores que pareciam perdidos em seu país de origem.

3. Adeus às Armas

Ano de publicação: 1929

Personagem do livro: A exemplo de Hemingway, seu protagonista, Frederic Hendry, se alista como motorista de ambulância da Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra. Ferido em combate na Itália, tem um caso com uma enfermeira em Milão - amor correspondido no livro, mas não na vida real.

Momento histórico: A Primeira Guerra (1914-1918), relatada de maneira seca, concisa e realista.

4. As Verdes Colinas da África

Ano de publicação: 1935

Personagem do livro: O próprio Hemingway, em sua primeira obra de não-ficção.

Momento histórico: Enquanto o mundo assiste ao fortalecimento acelerado do fascismo e do nazismo, prenúncios da Segunda Guerra, o escritor caça animais selvagens nos safáris africanos.

5. Por Quem os Sinos Dobram

Ano de publicação: 1940

Personagem do livro: Robert John, um dinamitador americano que luta ao lado dos republicanos contra as tropas do general Franco, questiona-se quanto à validade da sua dedicação à guerra.

Momento histórico: A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), uma das mais sangrentas do século 20. O próprio Hemingway participou do conflito como voluntário das brigadas internacionais, de esquerda.

6. O Velho e o Mar

Ano de publicação: 1952

Personagem do livro: Santiago, um velho pescador que enfrenta um marlim gigantesco, é um dos raros personagens não inspirados no próprio autor - que, um ano depois, receberia o Prêmio Nobel de Literatura.

Momento histórico: A bucólica Cuba retratada no livro tem o socialismo implantado em 1959. O escritor, que naquele momento ainda vive na ilha, apoia o golpe e fica amigo de Fidel Castro.

7. Morte

Ano: 1961

Fase do escritor: Após a saúde começar a cobrar o preço por décadas de aventuras e excessos, o já lendário romancista enfrenta crises de depressão e internações em clínicas de reabilitação. Em 2 de julho, ao constatar uma gradativa perda de memória e temendo a impossibilidade de escrever, suicida-se com um tiro de espingarda em uma cabana em Ketcham, Idaho.

Vi aqui