quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

[Referência Literária do Dia] Novelas da Globo


Desconsiderando as adaptações de livros, as novelas da Globo são recheadas de referências literárias explícitas e implícitas. Vou citar somente algumas, pois existem dezenas delas espalhadas pelas novelas do canal.


Laços de Família, das novelas que eu me lembro, foi a que teve mais referências. A começar pelo nome, que é o mesmo do livro/conto mais importante da escritora Clarisse Lispctor. Além disso, o personagem de Tony Ramos na novela era proprietário de uma livraria chamada Dom Casmurro, o mesmo nome de um dos principais livros de Machado de Assis. Continuando, a atriz Giovanna Antonneli interpretava uma prostituta conhecida por Capitu, personagem principal do romance Dom Casmurro.


Na novela Senhora do Destino, logo no início da novela, os filhos da personagem Maria do Carmo possuíam uma cachorra chamada Baleia, o mesmo nome da personagem Baleia, a singela cachorra do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.



Na novela Começar de Novo, o personagem principal, interpretado pelo ator Marcos Paulo, chamava-se Miguel Arcanjo Karamazov, mesmo sobrenome dos personagens do principal livro do escritor russo Fiódor Dostoievksi, Os Irmãos Karamazov.


Finalmente, na novela Pedra Sobre Pedra, o personagem de Fábio Jr, chamado de Jorge Tadeu, é encontrado morto rodeado de borboletas pelo corpo, da mesma forma que o personagem Maurício Babilônia, do clássico Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez. Ainda em Pedra sobre Pedra, a personagem Dona Quirina, uma mulher que, apesar de possuir 120 anos, ainda conserva uma excelente memória é bem semelhante a personagem Úrsula Iguarán, igualmente do livro Cem anos de Solidão.

3 comentários:

  1. Além de O Cravo e a Rosa, inspirada em A Megera Domada.

    ResponderEliminar
  2. Podem até usar referências dos livros, porém, não dão um jeito de influenciar os telespectadores a lê-los. Quem é que assiste novela e conhece: Crime e Castigo, Guerra e Paz, Dom Casmurro, Os Irmãos Karamazov, A Morte De Ivan Ilitch, O Alienista...? Infelizmente são poucos, comparados ao número de telespectadores assíduos.

    ResponderEliminar
  3. Já ia me esquecendo. Parabéns pelo blog! Gostei muito, bastante informativo, com um vasto conteúdo literário. Paz!

    ResponderEliminar