sábado, 27 de Agosto de 2011

[Curiosidades Literárias] Epic Rap Battles of History

Epic Rap Battles of History é uma série de vídeos do You Tube feitos por um sujeito chamado Nice Peter. Os referidos vídeos colocam personagens famosos da história da humanidade, reais ou fictícios, duelando em uma insana batalha de rap (tipo como no filme do Eminem). Entre os vídeos já produzidos, alguns nos interessam diretamente, pois envolvem a temática literária: Passemos a eles:


Gandalf VS Dumbledore (Epic Rap Battles of History 11)




William Shakespeare VS Dr. Seuss (Epic Rap Battles of History 12)





A Série tem outras batalhas musicais que não envolvem diretamente literatura, mas que são muito engraçadas. Sugiro da uma olhada nos duelos entre: Albert Einstein VS Stephen Hawking e Justin Bieber VS Ludwig Van Beethoven.

terça-feira, 23 de Agosto de 2011

[Curiosidades Literárias] É verdade que Shakespeare...



Era bi?

Shakespeare foi casado, teve 3 filhos e há indícios de um bastardo. Mas 126 sonetos românticos não podem ser coincidência: lançados há exatos 400 anos, são dedicados a um anônimo Fair Lord ("Belo Senhor"), "mestre-amante de minha paixão" (Soneto 20). Outro indício: em seu testamento, o autor ainda deixou parte da fortuna a amigos, com uma ordem estranha: eles deveriam comprar alianças para usar em sua memória.


...Não escreveu suas peças?

Como alguém sem educação superior teria vocabulário tão vasto? É o argumento da minoria para quem o bardo era diretor e ator, mas não autor. Entre os supostos ghost-writers estariam o filósofo Francis Bacon e até um nobre italiano exilado na Inglaterra fugindo da Inquisição.


...Era pobre?



Na adolescência ele pode até ter passado um período difícil. Mas logo ficou famoso e esperto nos negócios. Investia em imóveis, ações do Globe Theater e sonegava alguns impostos. Além disso, emprestava a juros altos e cobrava em dia.


...Passou anos desaparecido?



Ele sumiu entre os 21 e os 28 anos (1585-1592). Hipóteses para o sumiço: caiu na clandestinidade por caça ilegal de veado; virou marinheiro; virou monge. Mas o mais plausível é que ele já estivesse no teatro londrino, mas em funções anônimas, como valet de carruagem e contrarregra.


...Foi enterrado com obras inéditas?

É uma hipótese forte, nunca comprovada pela praga em sua lápide: "Amigo, evite, por Jesus sagrado / De cavar o pó aqui enterrado / Abençoado quem poupar estes destroços / E amaldiçoado quem mover meus ossos"

Retirei daqui